Outono Vivo já é uma referência no panorama dos festivais literários de Portugal

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, diz que o Outono Vivo “já é uma referência no panorama dos festivais literários que se realizam em Portugal”, manifestando orgulho pela organização “da festa da cultura, do livro, da literatura e da promoção dos hábitos de leitura”.Todavia, referiu, “por melhor que fosse a organização e por maior que pudesse ser o orçamento nada disto seria possível sem a atitude positiva e a disponibilidade de todos os autores e de todos os artistas que participam e expõem aqui os seus trabalhos”, reconheceu o edil, endereçando também um agradecimento especial à Papelaria 96, parceiro comercial do Município na montagem da feira do livro, “pois este é um trabalho hoje reconhecido e que nos permite chegar junto de nomes maiores da escrita em Portugal e ter os contactos com as editores que colocam aqui os livros mais vendidos do ano e os seus autores”. 

 Breves notas sobre a origem e evolução das Festas da Praia

Na segunda metade da década de 1970 vivia-se o período pós revolucionário do 25 de Abril.
Por isso, o clima social era de grandes mudanças e cheio de incertezas, tendo contribuído para um decréscimo na participação e qualidade das Sanjoaninas, que se realizavam bienalmente em Angra do Heroísmo (nos anos ímpar).
Tendo consciência desta situação, a organização das Sanjoaninas desafiou a Praia da Vitória a Planear o evento nos anos pares, numa tentativa de o revitalizar.
O povo da Praia, com o orgulho de uma vila mais pequena, de imediato nomeou uma direção para revigorar as Sanjoaninas. A entrega dos praienses foi de tal ordem que, para além de revivificar as festas, criou o melhor dia que ainda hoje têm, o dia das Marchas de S. João.
As Sanjoaninas realizaram-se na Praia da Vitória até 1989, ano em que se celebraram nas duas cidades em simultâneo, por deliberação da Câmara de Angra do Heroísmo.
Perante esta situação, a Câmara da Praia da Vitória decide, em 1991, realizar - bianualmente e em agosto - as atuais Festas da Praia, com o propósito de criar um modelo próprio, que não coincidisse com as festividades de Angra.
Em 1993 as touradas de praça deixam de ser realizadas, só sendo retomadas em 2007, com a organização do Grupo de Forcados do Ramo Grande.
Em 1999 é organizada a primeira Feira de Gastronomia. A experiência foi bem-sucedida e, tendo sido aperfeiçoada ao longo dos anos, tornou-se num dos pilares das festas.
Com a intenção de melhorar as condições dos espetáculos e introduzir um espaço de música eletrónica é criada, em 2005, a DreamZone, hoje chamada Blue Music Resort.
Uma atração para a juventude e para os amantes do espetáculo musical, o espaço é outro dos pontos-chave das festas.
Posteriormente, foi introduzido o formato de espetáculos pagos para todos os eventos celebrados no recinto, de forma a contribuir para a sustentabilidade das Festas da Praia.
Em 2013 as Festas da Praia passam a ser organizadas pela Cooperativa Praia Cultural e são nomeados coordenadores para os diferentes sectores.
A coordenação da Feira de Gastronomia continua a cargo da Fundação do Ensino Profissional da Praia da Vitória.

.

Festas da Praia da Vitória 2021

  • Este ano não há Festas

    Embora boa parte do programa deste ano estivesse em marcha, a pandemia do Covid 19 veio a ser determinante no cancelamento das Festas.

  •  

    Devido às determinações e regras impostas pela Direção Regional de Saúde o Executivo Camarário, viu-se obrigado a cancelar o evento de 2021.

  •  

    Por isso, apenas em 2022, voltaremos a ter as Festas que são um enorme cartaz turístico quer para a Praia da Vitória em particular, quer para a Terceira em geral.

Últimas Notícias

Festival cultural e literário na Praia da Vitória

12 novembro 2021

Concertos de SAMUEL, da SFESA e da FUP, poesia e apresentações de livros preenchem últimos dias do Outono Vivo

Ver mais ...

Neste sábado, 13, no Auditório do Ramo Grande

11 novembro 2021

Youtuber nacional Mafalda Creative apresenta livro “Uma Adolescente à Beira de Um Ataque de Nervos” no Outono Vivo

Ver mais ...

Presidente da Câmara da Praia na apresentação do livro no Outono Vivo 2021

04 novembro 2021

Reedição do livro “Freguesias da Praia” garante conhecimento da obra pelas novas gerações

Ver mais ...

Outono Vivo 2021 - de 29 de Outubro a 14 de Novembro

06 outubro 2021

Outono Vivo 2021 e XVI Edição da Feira do Livro

 

Ver mais ...